domingo, 3 de outubro de 2021

Horta em caixa de Leite



Esta atividade objetivou possibilitar a reutilização de materiais e maximizar a utilização de espaços para o plantio, mostrando ser possível cultivar até mesmo em um pequeno apartamento.

MATERIAIS UTILIZADOS:

• Caixa de leite;
• terra; • Esterco;
• Fibra de coco;
• Tecido ou manta filtrante;
• Velas de filtro ou argila expandida.

POR QUE REUTILIZAR CAIXA DE LEITE?

Por se tratar de material reciclável, elas demoram muitos anos para se decompor naturalmente (FIGUEIREDO, 2012). Caso não seja possível reutilizar, descarte-as corretamente, lavando para não desenvolver fungos ou bactérias. A água da limpeza das caixas poderá ser usada nas plantas como antibactericida natural. Uma caixa de leite tem em sua composição aproximadamente 75% de papel, 20% de plástico e 5% de alumínio (EMBRAPA, 2020).


IDEALIZADORAS:

Aluna: Elizabeth Costa de Oliveira. Orientadora: Consuelo Salvaterra Magalhães.


REFERÊNCIAS:

EMBRAPA – Leite cru e água: receita simples para combater o oídio. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-denoticias/-/noticia/18012437/leite-cru-eagua-receita-simples-e-barata-paracombater-o-oídio Acessado em: 07/10/2020. FIGUEIREDO, F.F. O desenvolvimento da indústria da reciclagem dos materiais no Brasil: motivação econômica ou benefício ambiental conseguido com atividade? Revista Electrónica de Geografia y Ciencias Sociales.v.16, n.387, 2017.

54 comentários:

  1. Parabéns! Muito bom trabalho! Eu envio as caixas de leite aqui de casa para a reciclagem, através da Comlurb. Faço a lavagem com água e sempre dispenso mas plantas. Não sabia que se tratava de um bactericida natural! Contente em saber que já fazia certo! Rsrs.

    ResponderEliminar
  2. Arrasou , é disso q a galera gosta ações simples com resultados gigantes!!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Lindo trabalho! Se cada um fizer sua parte o mundo será um lugar muito melhor. Linda experiência!

    ResponderEliminar
  4. Muito bom mesmo. Parabéns pela iniciativa. Pessoas que fazem a diferença

    ResponderEliminar
  5. Parabéns, ótimo trabalho.
    Perfeito para quem mora em pequenos espaços além de dar um destino útil as embalagens de leite que levariam um tempo enorme para se decompor nos aterros.

    ResponderEliminar
  6. Que lindo trabalho Beth. Parabéns 👏👏👏👏

    ResponderEliminar
  7. Professor Matheus Felicidade10 de setembro de 2021 às 08:01

    O trabalho já merece toda nossa atenção quando no início nos revela a reutilização de um material comumente encontrado nas casas da população brasileira.
    A implementação do plantio nas caixas de leite permite criar uma horta suspensa, maximizando a utilização de espaço de plantio.
    Retira da natureza materias como plastico e alumínio e possibilidade criar um plano de plantio em diversos tipos de lugares.

    ResponderEliminar
  8. Professor Matheus Felicidade10 de setembro de 2021 às 08:03

    Complementando meu comentário anterior, parabéns pelo trabalho, como sempre entregando planos de melhorias para nossa sociedade, já quero te reencontrar e tomar aquele suco de tamarindo.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns trabalho muito lindo aproveitar as coisas pra plantar verduras

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, pela iniciativa!! Ótimo trabalho!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns, pois é uma ófima iniciativa de educação ambiental colocando em prática os 3 Rs. Com isso estará viabilizando meios de se ter uma agricultura orgânica e mais nutritiva evitando se assim o aumento de lixos nos ecossistemas.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns Bete, pessoas como vc que precisamos p conquistarmos um país melhor.

    ResponderEliminar
  13. Estava pensando em plantar cebolinha hoje. Peguei a caixa de leite,lavei e reservei. Air,vejo a matéria! Muito boa! Reciclamos,e aproveitamos ao mesmo tempo

    ResponderEliminar
  14. MAGNÂNIMO!!!🌱🙏💖
    Quanto mais aprendermos e entendermos sobre sustentabilidade, melhor para o bem-estar de tudo e de todos!!!

    ResponderEliminar
  15. SHOW DE BOLA!!!👏👏👏😃

    ResponderEliminar
  16. Muito bom!!! Ideia fácil, criativa e sustentável!

    ResponderEliminar
  17. Muito bom!! Excelente 👏👏👏👏

    ResponderEliminar
  18. Acho a ideia de aproveitar reciclagem ótimo, pois assim as pessoas diminuem a quantidade de matéria que vai para o lixo é com isso gera alimento é renda.Parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  19. Parabéns! Uma atitude louvável. Ajuda o meio ambiente e para nossa saúde também é muito importante comer verduras sem agrotóxicos .

    ResponderEliminar

A Reutilização de Artigos Têxteis no Contexto do Vestuário para uma Moda mais Sustentável

 Realizada pelo Projeto de Extensão Criatividade com Sustentabilidade: troca de experiências em formato virtual, a live teve o objetivo de e...